quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Apple libera acesso ao iCloud e ao iOS 5




iOS 5
Como prometido na última semana, a Apple libera nesta quarta-feira o acesso a seu novo sistema operacional móvel, o iOS 5, e a seu pacote de serviços de computação em nuvem, conhecido como iCloud. Os recursos chegam dois dias antes do lançamento do iPhone 4S, o novo smartphone da companhia, e estarão disponíveis para usuários das duas versões do iPad, do iPod Touch e dos celulares iPhone a partir do modelo 3GS.
Por enquanto, para realizar a atualização, o usuário precisa conectar os dispositivos a um computador com o software iTunes instalado, além de aceitar as instruções exibidas na tela. Mas a partir dessa nova versão da plataforma iOS, todos os updates poderão ser feitos a partir de redes 3G e Wi-Fi, garantindo muito mais mobilidade ao usuário. O sistema operacional traz uma série de recursos importantes para o iPhone, como a central de notificações que vai garantir aos usuários a capacidade de conferir, de uma só vez, todas as notificações recebidas pelo aparelho, como mensagens, ligações, e-mails e avisos de atualização.

O software que controla a câmera também apresenta algumas novidades. Agora é possível utilizar o botão de volume do smartphone para fazer a captura de imagens, antes só possível a partir de toques na tela. Ferramentas de foco, comandos avançados e a capacidade de gravar vídeos em alta definição também estão incluídos no update.

Para utilizar o iCloud, é necessário criar uma conta nos serviços on-line da Apple (Apple ID) e entrar no site iCloud.com a partir do dispositivo móvel. Uma vez dentro da página, é possível criar uma lista de contatos na nuvem, inserir eventos no calendário e fazer o upload de documentos em conjunto com o aplicativo iWork. Um novo aplicativo relacionado ao pacote vai permitir que o usuário acompanhe o dispositivo o tempo todo com a ajuda de mapas e, no caso de roubo, permitirá o bloqueio e até mesmo a limpeza total da memória do aparelho.

Os usuários também poderão colocar suas músicas, livros e filmes na nuvem, de onde eles poderão ser acessados por qualquer dispositivo ou computador da Apple, desde que haja uma conexão ativa com a internet, com ou sem fio. A companhia oferece até 5 GB de armazenamento sem custos. Acima dessa capacidade, os interessados deverão pagar um valor específico por ano, que vai depender do espaço desejado para alojar arquivos. Por exemplo, a partir de 10 GB, a empresa cobra 20 dólares por ano pelo serviço, podendo chegar a 100 dólares anuais para uma conta de 50 GB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário